quinta-feira, 13 de novembro de 2014

13/11 - Dia mundial da gentileza


Instituído em uma conferência em Tóquio, realizada em 1996, o Dia Mundial da Gentileza é comemorado na data de 13 de novembro.

Gentileza, é uma palavra que por si só já soa bonita e pô-la em prática é ainda mais lindo. Nesse mundo apressado, pequenas atitudes muitas vezes passam despercebidas. Por mais simples que pareçam ser, são gestos que se tornam grandes e com um tom de delicadeza contrastando com a intransigência que nos deparamos. 

Nos desvencilhamos um pouco de que tudo o que fazemos de bom deve ser devolvido da mesma forma para nós, o mundo na verdade - infelizmente - não funciona assim. Vamos praticar a gentileza simplesmente por nos sentirmos bem, sem esperar algo em troca - mas por favor, não vamos deixar nunca de acreditar que 
gentileza gera gentileza.


O Gentileza, figura carimbada nas ruas cariocas, principalmente, devido à sua pintura nas pilastras do Viaduto do Caju, centro do Rio de Janeiro. Ele ilustrou nas pilastras 56 painéis com mensagens de paz, liberdade, amor, natureza, críticas ao mundo e ao capitalismo. Durante a Eco-92, ele se posicionou onde passavam os representantes da conferência, incitando-os a viverem e a aplicarem a gentileza em todo o mundo. 

Sua história se confunde muitas vezes com mitos solidificados ao longo do tempo. Entretanto, o fato é que não se pode negar que sua figura poética que distribuía afeto inspirou muitas pessoas na época e, ainda hoje, é lembrado como um exemplo de generosidade. Se não bastasse isso, o Profeta Gentileza ficou eternizado nos versos de Marisa Monte: 




Feliz Dia da gentileza, vamos pratica-la todos os dias. :)

Um comentário:

  1. Adorei a postagem! Não sabia que o dia 13 de novembro era dia da Gentileza, devíamos praticar mais ela, todos os dias.

    ResponderExcluir