segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dia do Jovem Tradicionalista

        O jovem cada vez mais vem se destacando no meio tradicionalista, por suas ideias e atitudes valorosas. Essa valorização também se deve ao fato de serem exemplos para as crianças, e também considerados o futuro do Movimento Tradicionalista organizado. O Departamento Jovem do Movimento Tradicionalista Gaúcho tem como objetivo apoiar aos demais departamentos colaborando na organização de suas tarefas. Também passando aos jovens da sociedade responsabilidades, não só como auxiliador, mas ser a estrutura de seus próprios projetos, como oficinas, palestras, debates e eventos que transmitam a cultura, sabedoria, valores morais e éticos, que contribuam com a sociedade seguindo sempre a carta de princípios. 
       Para valorizar e incentivar a participação dos Jovens no Movimento Tradicionalista Gaúcha, no ano 1991, durante o 36º Congresso Tradicionalista Gaúcho, no CTG Julio de Castilhos, na cidade de mesmo nome, foi oficializado o Dia do Jovem Tradicionalista, esse que é comemorado anualmente no dia 05 de Setembro. A data foi escolhida por uma razão histórica: Porto Alegre decidiu erguer um Panteon para abrigar os gloriosos despojos dos heróis farroupilhas. David Canabarro estava quase esquecido em Santana do Livramento. Em Porto Alegre, um moço do colégio Julio de Castilhos, filho de Livramento, procurou a Liga de Defesa Nacional e se ofereceu para organizar um piquete gauchesco para dar escolta a cavalo ao féretro de David Canabarro, que vinha para inaugurar o anunciado Panteon. Recebida a autorização, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes (alto, esguio, dinâmico, a perfeita imagem do gaúcho campeiro) saiu por Porto Alegre a catar companheiros para a aventura, arreios e cavalos. Assim, no dia 5 de setembro de 1947, ele montou garbosamente com mais sete companheiros, arrancando aplausos da multidão ao longo da avenida Farrapos, até a Praça da Alfândega, onde o desfile fez uma parada estratégica. 
     Eles ficariam na história como o " GRUPO DOS OITO ", os verdadeiros iniciadores do Movimento Tradicionalista.
   Sendo assim, o Dia do Jovem Tradicionalista remonta à década 50, essencialmente pela iniciativa de jovens como Paixão Côrtes e João Carlos D’Ávila, entre outros. Neste ano, as comemorações alusivas ao Dia do Jovem Tradicionalista têm como tema: Carta de Princípios, valores e atitudes. Tema que tem como objetivo identificar quais os valores que a sociedade atual deixou se perder, valores estes que estão presentes na Carta de Princípios, que apesar de completar 50 anos, se mantém sempre atual. O tema foi escolhido pelos próprios Diretores Jovens das 30 Regiões Tradicionalistas, juntamente com os Coordenadores Inter-regionais, e o Departamento Jovem Central do MTG, departamento esse ligado a vice-presidência de Cultura. O tema foi escolhido pois esses jovens acreditam que podem fazer um mundo melhor. Eles têm em mente que, se cada cidadão Tradicionalista ou não, for consciente de seus direitos e deveres, dos seus valores e princípios, ou seja, tenha a certeza de onde veio, de fato saberá onde quer chegar. Sendo assim, buscam uma sociedade com mais Liberdade, Igualdade e Humanidade. (Texto retirado do blog do Departamento Jovem do MTG e adaptado por Kelem)
 **Pessoal faz dias que não posto nada no blog, pois minha semana passa voando e hoje não poderia deixar de falar sobre uma das minha paixões que é o tradicionalismo. Espero que tenham gostado deste texto, preferi deixá-lo na íntegra pois diz exatamente o papel que o jovem exerce nessa luta constante pela propagação da cultura sul -riograndense. "Viva o Rio Grande! Viva a Revolução! Viva o Brasil!" 5 de Setembro #diadojovemtradicionalista

Um comentário:

  1. Feliz Dia do Jovem Tradicionalista a todos que cultivam a tradição e tem orgulho de serem gaúchos!! :D
    Beijos e obrigada por nos acompanharem!

    ResponderExcluir