sábado, 3 de setembro de 2011

Dia do Biólogo!




Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia – sua forma; sua organização – anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia, seu funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos – patologia; sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas.
A regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
Registros mostram que a primeira classificação dos animais foi feita pelo grego Aristóteles, onde o mesmo conseguiu catalogar cerca de quinhentas espécies.
Sobre a anatomia humana, em 1316, foi lançado o primeiro livro, através de estudos do professor Mondino de Luzzi, professor da escola italiana de medicina, em Bolonha.
Um dos fatos mais importantes e consideráveis foi a Teoria da Evolução, criada pelos biólogos ingleses Darwin e Russel, comprovando que o organismo de animais e plantas passa constantemente por alterações.
Porém, o maior destaque da biologia foi feito em 1944, através da descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico), pelo bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, através da identificação do código genético que cada ser vivo possui, determinando suas características, sua herança genética.
As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, desde professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades, fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia. Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.

A ética desse profissional deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem como na preservação das espécies, do meio ambiente e na cultura de sustentabilidade.

Eis, o juramento:
“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz.”


Feliz dia do Biólogo, para todos os profissionais dessa área e que continuem lutando em prol da vida e da preservação da natureza!
Desejo a todos uma ótima semana! Andamos muito atarefadas, mas quando pudermos passamos por aqui... Beijo, obrigada por nos acompanharem!

2 comentários:

  1. Ah Feliz dia do Biólogo! e pra ti tbm Laura uma futura Bióloga hehe... adorei a postagem é uma profissão que pouco conhecemos mas muito interessante!

    beijo
    e nao deixem de nos acompanhar!

    ResponderExcluir
  2. Ahh obrigada Kelem! *-* hsuahsua daqui a 4 anos espero ganhar os parabéns pra valer! kkk
    Aham é uma profissão que nos dias atuais não é muitoo conhecida, mas que tem tudo para ser a profissão do futuro. Pois há a preocupação cada vez maior com aquecimento global, animais em extinção e preservação da fauna e flora, além da descoberta de novas espécies. :)

    Beijoss!

    ResponderExcluir